Maternal
A proposta pedagógica enfatiza a importância de estabelecer um ritmo diário que leve em consideração as necessidades das crianças, proporcionando tempo suficiente para atividades básicas de higiene, autocuidado, interações sociais e exploração do ambiente. A respiração diária deve ser calma e livre de estresse, permitindo que as crianças desenvolvam autonomia em diversas atividades cotidianas.
As salas do Maternal são projetadas para serem conjuntos de sala, cozinha e banheiro, assemelhando-se a um lar. Os brinquedos são escolhidos cuidadosamente, sendo de tamanho relativamente grande e confeccionados com materiais naturais, estimulando a motricidade e a fantasia das crianças.
A proposta inclui vivências relacionadas às estações do ano, ao ciclo do ano cristão e aos festejos populares, apresentadas por meio de canções, versinhos e pequenas histórias. O educador desempenha um papel fundamental ao alternar momentos de cuidado específico com atividades domésticas significativas, envolvendo as crianças no processo.
No convívio social, o Maternal busca equilibrar o desafio de compartilhar brinquedos e aguardar a vez com a sensibilidade para as necessidades individuais de cada criança. O ambiente é pensado para minimizar conflitos desnecessários, oferecendo cantinhos onde a criança pode brincar sozinha quando necessário.
A organização curricular Waldorf para a faixa etária do maternal, de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses, é estruturada em cinco campos de experiência:
No primeiro campo, “O eu, o outro e o nós”, destaca-se a importância da interação cuidadosa entre bebês, pares e adultos de referência na creche. Isso favorece a ampliação das vivências da criança, permitindo-a iniciar o processo de autopercepção e descoberta de sua individualidade. Além disso, a integração de celebrações das festas do ano, conforme a cultura local, é essencial para enriquecer o ambiente.
No campo “Corpo, gestos e movimentos”, a proposta incentiva experimentações motoras espontâneas. O ambiente da creche deve oferecer desafios positivos que enriqueçam as habilidades corpóreas da criança. A manipulação do corpo do bebê pelo educador deve ser conduzida com respeito e delicadeza, auxiliando-o a reconhecer-se em sua própria identidade física.
No terceiro campo, “Traços, sons, cores e formas”, a pedagogia Waldorf destaca-se pela preocupação com a estética dos ambientes. Evita-se o excesso de estímulos visuais e personagens da mídia, priorizando a integração com a natureza e suas formas orgânicas. A musicalidade é incorporada ao ambiente por meio de canções e músicas pentatônicas, enquanto a expressão da criança é estimulada por meio de diferentes suportes e linguagens.
Em “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, a proposta enfatiza a importância da comunicação entre o educador e o bebê, incluindo a observação ativa das expressões não verbais da criança. Contação de histórias, teatrinhos de bonecos e teatros sonoros são práticas encorajadas para estimular a imaginação. A escrita não é enfatizada nessa fase, privilegiando outros meios de expressão.
Por fim, no campo “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, a proposta busca permitir que o bebê explore o mundo físico ao seu redor de maneira livre e segura. Ambientes que favoreçam a exploração sensorial, considerando todos os sentidos, são fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança.
Jardim de Infância
O ensino no Jardim de Infância Waldorf é concebido como uma arte de educar, fundamentada em princípios pedagógicos que visam ao desenvolvimento integral da criança. A Pedagogia Waldorf destaca-se por sua abordagem única, promovendo a vivência de Campos de Experiências que estão alinhados, de maneira geral, com os propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil.
Os Campos de Experiências definidos pela BNCC, como o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; oralidade e escrita; e espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, são abordados de maneira profunda e orgânica na Pedagogia Waldorf.
A ênfase na individualidade da criança, combinada com a oportunidade de fazer parte de um grupo diversificado, permite que ela desenvolva um forte senso de identidade pessoal e coletiva. A progressão natural, onde a criança, ao longo do tempo, transita de ser a mais nova para tornar-se uma das mais velhas no grupo, promove a compreensão do eu, do outro e do nós de maneira viva e integrada.
A abordagem em relação ao corpo, gestos e movimentos envolve a integração de atividades cotidianas, como a preparação de alimentos e a limpeza do espaço, proporcionando à criança gestos arquetípicos do ser humano. Além disso, as rodas rítmicas, que exploram temas ligados às estações do ano e festividades culturais, oferecem um espaço para expressão gestual, canto e movimentos que exploram as diferentes direções do espaço e do corpo.
No universo dos traços, sons, cores e formas, as crianças são envolvidas em diversas experiências artísticas, como desenhos livres, pinturas, modelagem e musicalização. A Pedagogia Waldorf reconhece a importância de cultivar a expressão artística desde a primeira infância, respeitando as diferentes possibilidades de acordo com as faixas etárias.
Ensino fundamental – 1° ano
Língua Portuguesa: Na língua materna, as atividades abrangem fala, escrita e leitura. Inicia-se a introdução às letras maiúsculas por meio de histórias e imagens, evoluindo do desenhar para o escrever e ler. São explorados poemas breves para sensibilizar os alunos ao ritmo, rima e compasso. O conteúdo narrativo concentra-se em contos de fadas.
Matemática: O foco é o desenvolvimento das quatro operações, começando pela soma a partir do total, subtração a partir da diferença, multiplicação a partir do produto e divisão a partir do quociente. Busca-se a relação entre quantidade e número, com atividades de contar e recontar até 100, além do registro dos números até 50.
Relação com o Ambiente: O objetivo é despertar a consciência ambiental nas crianças, estimulando-as a se conectar verdadeiramente com o meio circundante.
Jogos: Os jogos envolvem movimentação corporal, especialmente para crianças mais jovens, incentivando um brincar livre e autêntico.
Artes: Atividades artísticas incluem desenho livre e orientado, pintura com aquarela e modelagem.
Trabalhos Manuais: Os alunos exploram o tricô, aprendem a preparar agulhas e cajados, e se dedicam à confecção de quadrados coloridos com diferentes formas.
Danças Circulares: Essa disciplina se baseia na dança em círculo, introduzindo outras formas geométricas ao longo do currículo. A narrativa de contos de fadas é utilizada para explorar elementos como retas, curvas, espirais, lemniscatas simples, lateralidade e movimentos grupais.
Ensino fundamental – 2° ano
Língua Portuguesa: Exercícios mais profundos para trabalhar fonemas, considerando articulações e sons. Práticas de ortografia, ditados e cópias. Jogos com letras e sílabas formando palavras para facilitar a leitura. Introdução da letra minúscula de imprensa. Atividades de dicção, versos, poesias, recitações e canções. Pequenas dramatizações de fábulas. Exercícios para a fluência da fala.
Matemática: Contagem oral regressiva e progressiva até 500. Andar ritmado durante a contagem, destacando números pares e ímpares. Problemas envolvendo as quatro operações. Tabuadas do 1 ao 10. Aprendizado das horas e minutos.
História e Geografia: Narração de lendas, fábulas e vida de Santos. Exploração do conceito de tempo, desde o dia e a noite até o ano. Comemoração das festas cristãs e cívicas. Vivência do ciclo da água e sua importância para a natureza e o homem.
Ciências: Exploração da natureza pelos sentidos. Histórias sobre plantas e seu desenvolvimento, com ênfase nas variações do tempo e ritmos naturais. Estudo do ciclo da água.
Educação Artística – Pintura: Uso de cores primárias e secundárias em pinturas relacionadas a fábulas, a história da gotinha d’água, o tempo, horta e jardim.
Contos Rítmicos: Momentos de concentração vivenciados através da fantasia e imaginação.
Brincar Livre: Estímulo à imaginação, fantasia e criatividade. Fortalecimento da vontade. Socialização.
Desenho: Expressão do desenvolvimento atual das crianças.
Música: A música é explorada através de canto e gestos, organizando o corpo no espaço interno e externo. Benefícios incluem calma, harmonia, descarga de tensão, relaxamento, alegria, entre outros. Desenvolvimento da linguagem verbal e gestual, organização espacial e temporal.
Jardinagem: Vivência com terra, ar, água e plantas. Exploração da abundante diversidade na natureza.
Trabalhos Manuais: Crochê, pulseira, colar, bola, redes, capa de flauta, estojo, aparador de panela, porta garrafa, pesca peixinhos, crochê de dedo, cama de gato, quadrado redondo.
Danças Circulares: Aprofundamento dos conteúdos do 1º ano, agora integrando o desenvolvimento do caminhar através de pequenas histórias de animais. Formação de dois círculos, danças com parceiros, e poemas seguidos de danças sobre as estações do ano. Continuidade do trabalho com retas e curvas, explorando formas à altura da idade. Exercícios de habilidade são mantidos e aprofundados.
Ensino Fundamental – 3° ano
Português: Neste ano, os estudantes são envolvidos na arte da narração de histórias, aprimorando a dicção e o vocabulário. O foco está na introdução à pontuação por meio de leituras, na conclusão do processo de alfabetização e na transição para a escrita cursiva. São incentivados a construir textos coletivos e a praticar a redação de pequenos textos, consolidando ortografia e explorando verbos, substantivos e adjetivos.
Matemática: A matemática avança com a revisão das tabuadas e sua expansão até o 20, além da introdução de operações mais complexas. Os alunos aprimoram a contagem, exploram medidas do corpo e aprofundam o entendimento de números cardinais e ordinais. Trabalham também com valor posicional e realizam cálculos orais e escritos, incluindo multiplicação e divisão.
História: O foco histórico neste ano está nas profissões, proporcionando uma compreensão mais ampla do mundo ao redor.
Geografia: A geografia explora o tema “Habitações” e aprofunda o estudo sobre “A casa”, conectando os alunos ao ambiente que os cerca.
Ciências: As ciências envolvem a observação da natureza e a prática do plantio, desde a preparação do solo até a colheita de cereais, promovendo uma compreensão mais profunda dos ritmos naturais.
Artes Visuais: Desenvolvimento no desenho de formas, preparando os alunos para a escrita cursiva. Exploração da aquarela, estimulando a expressão artística com cores primárias.
Argila: O trabalho com argila oferece uma experiência prática, permitindo que os alunos expressem criatividade e habilidade manual.
Trabalhos Manuais: Atividades manuais incluem o desenvolvimento em tricô, desde a preparação das agulhas até a criação de diferentes itens como bonecos, roupas e estojos.
Danças Circulares: A disciplina de danças circulares refinada nos anos anteriores continua, introduzindo formas geométricas mais complexas, como triângulos e quadrados. Os movimentos agora são mais autônomos, incorporando temas como plantio, colheita, habitações, criação do mundo e profissões.